Sunday, November 23, 2008

"A Carbonária" na Casa Conveniente






“A CARBONÁRIA - Uma récita-atentado”
de Ana Deus, António Preto e João Sousa Cardoso
na Casa Conveniente (Lisboa) nos próximos dias 4, 5 e 6 de Dezembro

a partir de: “Porque Morreu Eanes” de Álvaro Lapa
Concepção, encenação e interpretação: Ana Deus, António Preto, João Sousa Cardoso
Sinopse:
A Carbonária é um trabalho concebido e interpretado por Ana Deus, António Preto e João Sousa Cardoso, motivado pelo episódio histórico do assassinato do Rei em Portugal e do papel activo das organizações de inspiração republicana, entre as quais a Carbonária Portuguesa, no acontecimento.
Esta “récita-atentado” é uma proposta performativa que cruza a evocação da instauração da República no nosso país com uma reflexão sobre o Portugal contemporâneo. Os três autores (e performers) escolheram trabalhar a obra “Porque Morreu Eanes” do escritor Álvaro Lapa (1978), um texto construído a partir da técnica do “cut up”, popularizada por Brion Gysin e William S. Burroughs.

O espectáculo, produzido em dois períodos de residência artística (nos Laboratoires d’Aubervilliers, em Paris, e no Estúdio Zero, no Porto), investiga a exploração das formas visíveis na obscuridade (necessária à conspiração política) e a experimentação sonora da palavra, através da voz e do recurso a meios rudimentares operados em cena.

A Carbonária propõe, no cruzamento de diversas formas disciplinares (teatro, canto, artes visuais e literatura), a revisitação do texto de Álvaro Lapa, numa adaptação assumidamente livre. E com isso, pensar o país. Hoje.

Fotografia: PAT
Co-produção: Três Quatro Lente / As Boas Raparigas...
Ano de produção: 2008

Datas e horário: 4, 5 e 6 Dezembro, às 22h
Local: Casa Conveniente - Rua Nova do Carvalho, 11 (ao Cais do Sodré) - Lisboa
Bilhete: 10€ / 7,5€ (desconto - de 30, + de 65 e profissionais do espectáculo)
Reservas: 96 351 1971 / 91 770 5762
Info: www.casaconveniente.pt

No comments: