"No Dice" na Politécnica









FESTIVAL ALKANTARA
MUNDOS EM PALCO
NA POLITÉCNICA

“NO DICE”
pelo Nature Theater of Oklahoma
(Estados Unidos da América)

De 04 a 07 de Junho 20h00
O último espectáculo a ver na Politécnica no âmbito do Festival Alkantara é “No Dice”, um trabalho da companhia Nature Theater of Oklahoma, sediada em Nova Iorque. Dirigidos por Pavol Liska, um dos encenadores mais criativos da cena nova-iorquina actual, os Nature oferecem ao espectador experiências tão invulgares que é inevitável que o público se questione sobre os limites daquilo a que tradicionalmente chama teatro. Recorrendo frequentemente a textos clássicos, a companhia leva para a cena gestos do quotidiano – como dormir, andar, ouvir ou esperar – e transforma-os em actos performativos únicos.

Nos últimos dez anos, os Nature têm produzido teatro, cinema e eventos de multimédia. A Lisboa trazem uma versão reduzida de quatro horas do seu lendário espectáculo melodramático “No Dice” (que, na versão original, dura onze). Um épico do dia-a-dia, transformado em algo de proporções transcendentais, “No Dice” utiliza cem horas de registos telefónicos da companhia, filtrando-os pelas convenções do teatro amador, para chegar a uma experiência transformadora – com diversões fantásticas ao longo do caminho e preocupações pessoais urgentes como: “Será que devo deixar de beber?”; “Será que vou ser despedido?”; e “Como é que podemos chegar ao dinheiro de Hollywood?”

No meio da luta das suas carreiras artísticas, à beira do fracasso total, os artistas envolvem-se num combate grandioso para chegar ao centro da história e realizar a derradeira tarefa de transformar a rudeza das suas próprias vidas em arte. Será que vão conseguir?

Sobre o espectáculo, escreveu-se:
“Não é fácil sentir, num sábado à noite nesta cidade alucinante, que estamos exactamente onde se queríamos estar, e até mesmo onde precisamos de estar. Mas ‘No Dice’, dos Nature Theater of Oklahoma, é aquele evento raro e maravilhoso de sustentação teatral: partimos felizes e satisfeitos, mas a querer mais… ‘No Dice’ é uma obra prima. As suas personagens reduzidas e profundamente humanas expressam o desejo grandioso de nos juntarmos ao “murmúrio cómico universal”, mas em vez disso elas personificam-no. Resistir é inútil” - The New York Times

companhia Nature Theater of Oklahoma
com Anne Gridley, Thomas Hummel, Robert M. Johanson, Zachary Oberzan e Kristin Worrall
conceito e direcção Pavol Liska e Kelly Copper

construído a partir de conversas com Marc Dale, Anne Gridley, Teresa Gridley, Robert M. Johanson, Jo Liegerot, Zachary Oberzan, Adam Tsekman, Katarina Vizinova and Kristin Worrall

música Kristin Worrall e Lumberob
design Peter Nigrini
produção Kell Condon

encomenda Soho Rep's Phase II Program
residência de criação Downtown Art

em inglês sem legendas
duração 4h com intervalo e sandes

Comments