ZDB apresenta


Sábado 17 de Maio às 22h
LOCAL: LX FACTORY - Alcântara (ver mapa de localização)

Negativland (US)
Apresentam "It's All In Your Head FM"

Subversor de situações e repórter do real estrambótico, o colectivo norte-americano Negativland é uma parte fundamental da música experimental feita nas últimas três décadas. Explorando o confronto entre observação e concepção, primariamente através do ethos da sound collage, processo de colagem sonora de diferentes peças previamente gravadas, os Negativland têm vindo a desenvolver desde os finais dos anos setenta um percurso extremamente diverso e complexo, com mais de duas dezenas de edições, onde a influência manipuladora e massificadora dos media acaba por ser o alvo mais recorrente.
"It's All In Your Head FM", o espectáculo que os Negativland trazem a Lisboa, faz parte das lendárias sessões "Over the Edge", emissões de rádio em directo (e, neste caso, também ao vivo) que abordam o sistema radiofónico como veículo de intensa manipulação criativa. "Over The Edge" faz parte do underground hertziano norte-americano desde 1981, ano em que Don Joyce, membro de sempre da banda, iniciou transmissões regulares na mítica KPFA, em Berkeley, Califórnia. "It's All In Your Head FM" é um olhar contemporâneo sobre o monoteísmo e a ideia conceptual de um Deus omnipotente num contexto de colisão entre religião e pragmatismo político.
Para além de Don Joyce, fazem parte do núcleo central dos Negativland os músicos Mark Hosler, Richard Lyons, David Wills e Peter Conheim, embora a natureza do grupo californiano aponte para uma estrutura flutuante e informal, na antítese dos convencionalismos pop/rock (de resto um pouco a exemplo dos também norte-americanos The Residents, de cujo imaginário estão invulgarmente próximos). No palco do LX Factory, residência ZDBmüzique por uma noite, estes músicos irão apresentar a sua muito singular linguagem da fascinação – rádio enquanto metralhadora pensante, a verdade Negativland em tempo real.

Entradas: 10 € Bilhetes à venda nas lojas Ananana, Flur e Louie Louie

Comments