PANOS- Palcos novos, palavras novas


PANOS – palcos novos palavras novas é um projecto da Culturgest que alia o teatro escolar/juvenil às novas dramaturgias, inspirando-se no programa NT Connections do National Theatre de Londres. Todos os anos há peças novas escritas de propósito para serem representadas por grupos escolares ou de teatro juvenil.
Em cada edição, a Culturgest oferece:a) uma peça acabada de escrever, livre de direitos, e pensada para ser representada por jovens dos 12 aos 18 anos;b) a possibilidade de a apresentar em estreia mundial (ou portuguesa);c) os custos de alojamento e alimentação durante o workshop de preparação;d) espaço e meios para apresentar os espectáculos seleccionados para o festival de encerramento na Culturgest (incluindo alojamento e alimentação dos elementos dos grupos – os custos da deslocação poderão ser partilhados entre a Culturgest e os grupos, a quem se pede que façam esforços junto da escola, câmara municipal, etc. para garantir um transporte gratuito).
Os grupos terão de garantir:a) disponibilidade total dos responsáveis para participar no workshop de preparação (bem como os custos da deslocação a Lisboa);b) ensaios, produção e apresentação do espectáculo no tempo, espaço e com os meios financeiros e logísticos que tiverem à disposição ou que consigam angariar;c) compromisso de apresentação do espectáculo, se para tal for seleccionado, no festival de encerramento na Culturgest, garantindo para tal a disponibilidade de todos os participantes (para que sejam considerados para a selecção, os espectáculos terão de estrear até ao fim de Abril de 2008);d) o respeito pelo texto a encenar, não podendo ser efectuados cortes nem acrescentos sem a autorização expressa do autor.
A primeira edição dos PANOS teve lugar no ano lectivo 2005/2006. Foram encomendadas duas peças a dois dramaturgos portugueses para serem representadas por actores entre os 12 e os 18 anos, sem restrições temáticas ou de elenco e com tempo de representação de cerca de uma hora; foi escolhida uma peça inglesa do Connections 2004/2005 para ser traduzida e integrar o projecto português. As peças eram: O Segredo de Chantel de Hélia Correia, Octávio no Mundo de Jacinto Lucas Pires e Cidadania de Mark Ravenhill (com tradução de Jorge Louraço Figueira). Participaram no projecto sete grupos de teatro escolar ou juvenil, de várias zonas do país, que encenaram os textos. Os textos foram primeiro trabalhados durante um fim-de-semana alargado, em Outubro de 2005, na Culturgest. Os workshops de cada peça, com a presença dos autores portugueses, foram orientados por Natália Luiza, Diogo Dória e Anthony Banks (encenador associado do NT Connections).A partir daí decorreram os ensaios nas escolas ou nas instalações dos grupos, com visitas pontuais dos autores e dos encenadores convidados. Entre Abril e Maio os espectáculos estrearam nesses espaços.Finalmente, entre 23 e 25 de Junho de 2006, todos os espectáculos foram apresentados na Culturgest, num festival de encerramento. A Cotovia editou nessa altura um volume com os três textos. Houve ainda uma extensão ao Teatro Viriato, de Viseu, que apresentou dois dos espectáculos (a 30 de Junho e 1 de Julho de 2006) e apoiou um dos grupos.Na segunda edição dos PANOS (2006/2007), manteve-se o número de textos, dois portugueses e uma tradução do Connections: Auto do Branco de Neve de Armando Silva Carvalho, Copo Meio Vazio de Alexandre Andrade e Justamente de Ali Smith (traduzido por Miguel Castro Caldas). Aumentou, no entanto, o número de grupos participantes: de sete para vinte e cinco. Os seus responsáveis participaram no workshop inicial, que se realizou em Novembro de 2006 na Culturgest, com sessões paralelas (uma sala para cada peça) orientadas por António Fonseca, João Pedro Vaz e Lucy Cuthbertson.Dezoito espectáculos estrearam dentro do prazo previsto (fim de Abril e primeiros dias de Maio), nos espaços próprios de cada grupo. Destes foram escolhidos sete (dois para os textos portugueses, três para o de Ali Smith – a peça mais requisitada) para serem apresentados no festival de encerramento a 25, 26 e 27 de Maio de 2007, na Culturgest. Publicou-se nessa altura um volume com os três textos, editado pela Culturgest.
A terceira edição dos PANOS (2007/2008) conta com o mesmo número de grupos participantes (uns novos, outros que regressam) e desta vez quatro peças. Duas vêm do Connections: Ácido Desoxirribonucleico de Dennis Kelly (do Connections 2007, traduzida por Jacinto Lucas Pires) e Fim de Linha de Letizia Russo (Connections 2002, publicada na revista nº 11 dos Artistas Unidos, em tradução de Pedro Marques). As peças novas foram escritas por Luísa Costa Gomes e Patrícia Portela e chamam-se respectivamente A Vida em Vénus e Escudos Humanos.O workshop de preparação decorre este ano em dois fins-de-semana, duas peças em cada um: de 2 a 4 de Novembro, Pedro Penim e Pedro Marques orientam as sessões sobre os textos de Patrícia Portela (o primeiro) e Letizia Russo (o segundo); de 16 a 18 de Novembro é a vez de Tessa Walker trabalhar a peça de Dennis Kelly e Ana Tamen a de Luísa Costa Gomes.O festival na Culturgest será de 15 a 18 de Maio. Haverá ainda dois festivais regionais, nas duas semanas seguintes: um no Teatro Viriato em Viseu e na ACERT de Tondela, outro no Teatro Oficina de Guimarães. Será publicado o livro com os quatro textos.
As inscrições para os PANOS 2007/2008 já estão encerradas. Em caso de dúvidas ou para ter mais informações sobre o projecto, contactar culturgest@cgd.pt.
SEXTA 16
18h30, Pequeno Auditório
A VIDA EM VÉNUS de Luísa Costa Gomes
Clube de Expressão Dramática da EBI Marinhas do Sal (Rio Maior)

21h30, Palco do Grande Auditório
ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO de Dennis Kelly
AN!MAL do Círculo Cultural Scalabitano (Santarém)

SÁBADO 17
15h30, Palco do Grande Auditório
A VIDA EM VÉNUS de Luísa Costa Gomes
ortaet_teatroaocontrario da ES Santa Maria Maior (Viana do Castelo)

18h30, Pequeno Auditório
ESCUDOS HUMANOS de Patrícia Portela
Clube de Teatro da ES Albufeira

22h00, Palco do Grande Auditório
FIM DE LINHA de Letizia Russo
Na Xina Lua – Grupo de Teatro da ES Tondela

DOMINGO 18
15h30, Palco do Grande Auditório
FIM DE LINHA de Letizia Russo
Grupo de Teatro Os Gambuzinos do Externato Cooperativo da Benedita

18h30, Pequeno Auditório
ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO de Dennis Kelly
Grupo de Teatro Histérico da ES Fundão

22h00, Palco do Grande Auditório
ESCUDOS HUMANOS de Patrícia Portela
Teatro Reticências da ES Leal da Câmara (Rio de Mouro)


Classificação: M/12
Informações e reservas
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt

Bilhetes à venda
Culturgest
Fnac
Bliss
Livrarias Bulhosa
lojas Abreu
www.ticketline.sapo.pt
Reservas
707 234 234

Comments