O cisne canta no Trindade



O INATEL/Teatro da Trindade e Nariz – Teatro de Grupo apresentam

O CANTO DO CISNE
de Anton Tchékhov

A Sala Estúdio do Teatro da Trindade acolhe esta recriação do célebre texto de Anton Tchékhov pelo Teatro do Nariz, com encenação de Pedro Wilson, que é também um olhar sobre o teatro, sobre os actores, sobre o trabalho de representação.

“SVIETLOVIDOV – Importas-te de tocar nesta flauta?
NIKITA – Eu não sei, meu senhor.
SVIETLOVIDOV – Faz-me esse favor!
NIKITA – Garanto-vos que não sei.
SVIETLOVIDOV – Por favor, toca!
NIKITA – Mas eu não sei tocar flauta, meu senhor!
SVIETLOVIDOV – É tão fácil como mentir. Pegas na flauta assim, pões aqui os dedos, os lábios aqui, e ela tocará admiravelmente.
NIKITA – Nunca aprendi.
SVIETLOVIDOV – E agora julga por ti mesmo, por quem me tomas? Queres tocar a minha alma, e nem sabes tocar nesta flauta. Serei eu inferior a uma flauta? Toma-me pelo que quiseres, poderás torturar-me, mas nunca saberás brincar comigo!”

Sinopse
Dois actores, uma sala de teatro desnudada, 15 projectores, uma mesa de luz e uma simples aparelhagem com leitor de CDs, ajudam a situar o encontro – (fora de horas) de dois ratos do teatro – um ponto e um actor – numa exposição cruel da vida de dois fazedores de teatro.

Duas personagens capazes de puxar pelo talento e despertar os grandes papéis que interpretaram ao longo do tempo num ritmo estonteante, em tom trágico – cómico em que todo o trabalho técnico (som e luz) é da responsabilidade dos actores.

SALA ESTÚDIO
29 de Maio a 1 de Junho / / 4ª a Sábado 22h00 e Domingo 17h00

FICHA TÉCNICA
Texto Anton Tchékhov
Encenação Pedro Wilson
Interpretação Pedro Oliveira (Vassili Vassilievitch Svietlovidov) e Henrique Martins Nikita Ivanitch
Produção “O Nariz” – Teatro de Grupo
Duração: 50 minutos
Classificação etária: Maiores de 12 anos
Preço único: 8€
Desconto
30% Sócios do INATEL, Grupos + 10 pax, Jovens c/ – 25 anos, Pin Cultura, Profissionais do Espectáculo e Seniores c/+ de 65 anos

Comments