"Ionesco Suite" pela balleteatro


A partir de textos de Eugene Ionesco
Direcção de João Paulo Seara Cardoso
Projecto com os alunos do 3º ano de Teatro do balleteatro escola profissional

Dia 16 e 17 às 21H30
balleteatro auditório

Ionesco é o autor maior do teatro do absurdo. As suas peças rejeitam a estrutura lógica da construção dramática, as personagens expõem ao ridículo a comunicação entre as pessoas através de situações de grande comicidade e de um forte surrealismo verbal. São por isso chamadas de “anti-peças”. Ionesco Suite inclui excertos das obras Jacques ou a Submissão, Delírio a Dois, A Lição e ainda A Cantora Careca, a sua primeira peça e a mais conhecida, cujo texto é inspirado nos diálogos absurdos de um casal, incluidos num Manual de Inglês para Estrangeiros.
Ionesco explora a tragédia da linguagem evidenciando a incapacidade de comunicação quotidiana, através de situações absurdas e delirantes que retratam uma sociedade humana privada de realidade.

Dramaturgia – Emmanuel Demarcy-Mota/Commédie de Reims
Direcção e cenografia – João Paulo Seara Cardoso
Figurinos – Helena Libonati
Desenho de luz – António Real e Matu
Assistência de projecto – Hélder Teixeira
Interpretação – Alberta Carvalho, Ana Bárbara Nunes, Ana Conceição Rodrigues, Ana Margarida Pinto, Ana Raquel Almeida, Carla Castro, Carlos Miguel Guimarães, Daniela Sousa, Joana Ferreira, José Luís Carneiro, Liliana Mota, Pedro Augusto Sousa, Rui Filipe Moreira, Sofia Sarmento, Marcos Marques
Produção: balleteatro

Comments