Avô Cantigas em palco com o "Fantasminha Brincalhão"


O Avô Cantigas actua no próximo dia 24 no Pavilhão Desportivo de Alcabideche, perto do CascaiShopping, num concerto que terá início pelas 16:30 horas e se prolongará até cerca das 18:30 horas. Antes, a partir das 14:00 horas e no exterior do Pavilhão, haverá muita animação e surpresas destinadas às crianças.

Na sequência do lançamento do Livro/CD e DVD “Fantasminha Brincalhão” - 1º lugar do Top de Vendas durante cinco semanas seguidas -, o Avô Cantigas está de regresso aos espectáculos.

O concerto integra ainda a actuação de um Palhaço Mágico e parte da receita obtida com os bilhetes reverterá a favor da AJU - Associação de Solidariedade Social.

O percurso do Avô Cantigas:
Carlos Vidal nasceu em 1954, na Lousã, distrito de Coimbra e desde cedo manifestou apetência para enfrentar o público. Apenas com sete anos já participava em diversas festas como cantor.

Aos doze anos passa a viver em Cascais e tem uma presença constate em actividades extra-curriculares vocacionadas para a música e teatro.
É também nesse período que Carlos Vidal aprende a tocar guitarra. Terminado o liceu, ingressa no Conservatório Nacional de Música.

1973 – Autor e compositor grava o primeiro disco com 19 anos, dando início a uma carreira no mundo da música. Nos anos seguintes, edita mais trabalhos discográficos e participa em programas de televisão e rádio. Simultaneamente realiza espectáculos por todo o país.

1982 – Já com oito discos no mercado, este seria um ano que viria a marcar, de forma inequívoca, a carreira de Carlos Vidal com a edição do disco “As Cantigas do Avô Cantigas”. O lançamento do trabalho foi um êxito e aconteceu no histórico programa da RTP “O Passeio dos Alegres”.

Assim que Carlos Vidal encarna a personagem que dá pelo nome de Avô Cantigas, tudo mudaria na vida do cantor. Desde convites para programas de televisão até peças de teatro onde participa como actor e autor das respectivas bandas sonoras, o Avô Cantigas teve ainda direito aos seus próprios programas na TV.

1987 – Produz o álbum “Planeta Azul”, no âmbito do Ano Europeu do Ambiente.

Festival da canção – Apurado três vezes para o Festival RTP da Canção, como autor/compositor e intérprete.

Marchas Populares – Por diversas vezes foi “padrinho” e autor letra/música das marchas em que participou.

Actuações ao vivo a salientar:

- “As Loucuras do Avô Cantigas” - Espectáculo produzido por José Nuno Martins e que esteve vários meses em cena numa sala de espectáculos da capital.
- “Cantigas Conversadoras” – Espectáculo realizado a convite do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, que esteve em cena no Teatro Maria Matos, em Lisboa, e que foi visto por milhares de alunos do 1º Ciclo.

Actuações no estrangeiro a salientar:

- Genéve, Luxemburgo e Londres – Participação oficial nas Festas Comemorativas do 10 de Junho.
- Canadá (Toronto e Montreal) – Participação na Semana Cultural Portuguesa.

2001 – Lança com sucesso “O Livro das Canções”, a convite de Isabel Lamas.

2002 – Com mais de duas dezenas de discos gravados, veste de novo a pele do personagem que mudou a sua vida e celebra o 20º Aniversário do Avô Cantigas editando o disco “É Bom Ser Assim”. Este trabalho contou com convidados como Jorge Palma, Pedro Freitas Branco, António Pinho, Tozé Brito, Rui Veloso, Tim, João Gil e Catarina Furtado.

Em paralelo, e ainda para assinalar o aniversário do Avô Cantigas, a UAU produziu o espectáculo “Super 20 Anos” que esteve em cena no Teatro Villaret, em Lisboa, desde o último trimestre de 2002 até Janeiro de 2003.

2003 – Lança novo CD. A convite da companhia de teatro “Lanterna Mágica”, o Avô Cantigas apresenta uma peça da sua autoria denominada “O Mistério do Avô Duplicado” que tem estado em cena, de forma continuada, para o público em idade escolar.

2004/05 – Lança o disco “Canta-me Histórias” que dá origem a um novo espectáculo musical, com o mesmo nome, que teve início no começo de 2005, no Teatro Mundial, em Lisboa, ficando em cena cerca de 4 meses.

2006 – O Avô Cantigas estreia, também no Teatro Mundial, em Lisboa, o musical “Biscoiteca” que ficou, uma vez mais, em cena vários meses.

2007 – Lançamento do Livro/CD e DVD “Fantasminha Brincalhão”. O novo trabalho do Avô Cantigas obtém imenso sucesso, atingindo o 1º lugar do Top de Vendas durante cinco semanas consecutivas.

Comments