Audições em Vigo

Audição para a peça Kiss, 2002, de Tino Sehgal - Vigo
5 de Junho
10h00 - 14h00 e 15h00 - 21h00 (hora espanhola)
Salón de Actos do MARCO, Museo de Arte Contemporánea de Vigo
Rúa Príncipe, 54
Vigo

Público-alvo Bailarinos de dança contemporânea
Data limite de inscrições 31 de Maio 08
N.º limite de inscrições 25 pares por audição
Inscrições Não se aceitarão inscrições individuais, tendo que ser feitas aos pares.
Período de Ensaios
6 e 16 de Junho: 10h00 - 14h00 e 15h00 - 21h00
17 a 19 de Junho: Ensaios por turnos, a definir com os pares
Período de Trabalho Os pares selecionados devrão ter, no mínimo, disponibilidade diária de 2h30, podendo propor um determinado período de trabalho entre 20 de Junho e 28 de Setembro.
Organização MARCO, Museo de Arte Contemporánea de Vigo e Núcleo de Experimentação Coreográfica
Colaboração Centro Coreográfico Galego (CCG)
Nota Solicita-se o envio da ficha de inscrição, em anexo, juntamente com o CV e fotos tipo passe, através do email nec@nec.co.pt ou para a seguinte morada:
Núcleo de Experimentação Coreográfica
R. Miguel Bombarda, 124 r/ch Sala A
4050 - 377 Porto
PORTUGAL

AUDIÇÃO
No dia 5 de Junho de 2008, terá lugar no MARCO, Museo de Arte Contemporánea de Vigo uma audição aberta a bailarinos de dança contemporânea, interessados em interpretar a peça Kiss, 2002, de Tino Sehgal, durante a exposição O MEDIO É O MUSEO, no MARCO, Museu de Arte Contemporânea de Vigo, entre 20 de Junho e 28 de Setembro de 2008. Kiss tem que estar activa durante o horário de visitas, isto é, de terças a sábados, das 11h às 21h e aos domingos, das 11h às 15h. O artista seleccionará pares de bailarinos (cada par formado por um homem e uma mulher) que possam fazer, durante um determinado período de tempo, jornadas de duas horas e meia por dia (de terças a sábados). Aos domingos actuarão dois pares, durante duas horas, alternando-se os pares, de forma a que cada um só actue um domingo, de quinze em quinze dias. A organização tentará que os turnos sejam o mais confortáveis possíveis para os pares, sendo possível negociar o tempo de actuação. Os selecionados serão devidamente remunerados, mediante o peródo de trabalho acordado, com um cachet no valor de 10 euros / hora e terão alojamento garantido em Vigo, durante esse mesmo período.Não é necessária disponibilidade total dos pares durante todo o período da exposição.

DESTINATÁRIOS
Pares de bailarinos de dança contemporânea que possam executar uma coreografia consistente interpretando quatro "beijos" célebres da história da arte. Cabe sublinhar que os quatro “beijos” que se sucedem ao longo da peça são “reais”.

Exposição O MEDIO É O MUSEO
O MARCO, Museo de Arte Contemporánea de Vigo, está a preparar a exposição O MEDIO É O MUSEO, um projecto expositivo comissariado por Pedro de Llano e Pablo Fanego, composto por diferentes tipos de trabalhos que abordam as novas relações dos artistas com o museu e as instituições como referência principal das obras de arte. A exposição terá lugar no piso da entrada do MARCO, Museo de Arte Contemporánea de Vigo, entre 20 de Junho e 28 de Setembro de 2008.

A PEÇA KISS, 2002, DE TINO SEHGAL
Entre as peças seleccionadas pelos comissários da exposição O MEDIO É O MUSEO está Kiss, 2002, do artista Tino Sehgal. Kiss é uma obra escultural e contemplativa executada por dois bailarinos que se movem lentamente seguindo uma coreografia específica que o artista desenhou a partir de quatro "beijos" célebres da história da arte: o de Klimt, o de Rodin, o de Brancusi e o de Jeff Koons.
Kiss é um trabalho coreográfico, que acontece principalmente no chão da galeria, onde um par é visto num quase abraço constante e em câmara lenta.
Em vários momentos da coreografia, os bailarinos beijam-se. O trabalho coreográfico poderá ser pensado como uma escultura que é incorporada nos corpos dos bailarinos e através deles.A coreografia tem a duração de 15 minutos em loop e será apresentada diariamentente na exposição, durante todo o período de abertura ao público.
Kiss foi mostrada nos seguintes museus e bienais:Museu de Arte Moderna de Nantes (2002), Bienal de Berlim (2005), Kunsthaus Bregenz (2005) e Museu de Arte Contemporânea de Chicago (2007).

SOBRE TINO SEHGAL
Tino Sehgal (Londres, 1976. Vive em Berlim.) é um artista que cria situações temporais que questionam a natureza das obras de arte e do espaço expositivo. Em lugar de produzir objectos materiais, Sehgal "coreografa" peças performativas que se situam a meio caminho entre a tradição escultórica, o teatro e a dança, que se activam cada vez que um espectador entra na sala onde são apresentadas. Com formação em dança — colaborou com Jérôme Bel e Xavier Le Roy, antes de começar a sua carreira como artista — e licenciatura em economia, as obras de Sehgal reflectem sobre a relevância política e cultural dos modos de produção artística, envolvendo de forma activa o espectador.

O NEC é uma estrutura financiada pelo MC / Direcção-Geral das Artes

+ info: Núcleo de Experimentação Coreográfica
Rua Miguel Bombarda, 124, r/c sala A, 4050-377 Porto
Tel:: 22 518 85 22 / Fax:: 22 510 85 31
Telm:: 96 142 46 68
nec@nec.co.pt
www.nec.co.pt

Comments