Nola Rae antecipa este mês Mostra de Teatro de Santo André

A actuação da actriz Nola Rae, este mês, antecipa a Mostra de Teatro de Santo André (Santiago do Cacém), que apresenta a sua programação durante o mês de Maio, num ano que a organização afirma ser o da “internacionalização”.

Nola Rae, actriz de teatro gestual agraciada este ano pela Rainha Isabel II com a Ordem do Império Britânico, actua dias 25 e 26 no Auditório da Escola Secundária Padre António Macedo.

No dia 23, a actriz dirige um “workshop” de teatro gestual, o primeiro de uma série de três previstos pela Mostra, que é organizada pela associação Ajagato.

"Aproveitámos a vinda de Nola a Sevilha, e convidámo-la. Traz um tipo de teatro diferente e de altíssima qualidade, que se insere no espírito da Mostra", disse à Lusa Mário Primo, da Ajagato.

Nola Rae apresentará "Mozart Preposteroso", integrada na que será a primeira companhia estrangeira das quatro que deverão subir ao palco de Santo André, durante a Mostra.

“Este ano é definitivamente o da internacionalização da Mostra, com a participação de uma companhia espanhola, uma francesa, outra brasileira, e a de Nola, o London Mime Theatre", afirmou Primo.

Em termos nacionais, e com o Festival em "velocidade cruzeiro", em Maio estão previstas actuações, entre outros, do Teatro do Mar, Arty Aplausos, Chapitô, ESTE, Teatro Invisível, Procur.Arte, Teatro ao Largo e Lídia Franco, com "Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa" pelo Teatro Nacional D. Maria II, dias 08 e 09.

O Teatro do Mar "reabre" dia 06 de Maio a Mostra, para apresentar "O Pincel Mágico", que volta ao palco no dia seguinte.

"Dado o êxito crescente dos espectáculos da Mostra optámos este ano por apresentar todos os espectáculos em duas sessões", explicou Mário Primo.

O auditório da Escola Secundária tem uma lotação de 187 lugares "mas no ano passado cada espectáculo foi visto por 210 pessoas, claro que com pessoas em pé", assinalou, acrescentando que o total dos espectadores da Mostra em 2007 foi de 3.000.

O crescimento do público da Mostra, organizada desde há nove anos, fica a dever-se, na avaliação do mesmo responsável, "à qualidade dos espectáculos apresentados e é fruto de 20 anos de trabalho do grupo Gato S.A.".

"O interesse e o gosto pelas artes de palco - disse - foi-se disseminando pela comunidade, tendo-se centrado o trabalho nos mais jovens".

Primo considera que "o trabalho assente na investigação, pesquisa teatral, intercâmbio com outras companhias, a opção pelos grupos profissionais, desenvolveram o gosto do público que se foi tornando mais exigente".

Organizar esta Mostra orçada este ano em 35.000 euros, "envolve um esforço de parcerias, apoios vários, nomeadamente das empresas locais e autarquia, além do voluntariado das pessoas daqui", referiu ainda.

Depois de "O Pincel mágico" pelo Teatro do Mar, em Maio estão programadas, entre outras, as peças "Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa" (Teatro D. Maria II), "Páginas Amarelas" - Companhia B de Teatro, "Drákula" (Chapitô) e "Calisto, historia de un personage" (Teatro Meridional).
In Lusa

Comments