FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (XXXI Edição)

27 de Maio a 7 de Junho
Teatro Nacional de S.João, Teatro Carlos Alberto, Teatro Helena Sá e Costa, Teatro do Bolhão, Teatro do Campo Alegre, entre outros
Porto

O FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica é uma instituição cultural cuja ambição é promover o teatro e as artes performativas, assim como fomentar a criação artística, através da realização de um festival anual com uma visão de destaque na Península Ibérica.

Paralelamente, procura firmar públicos, acolher obras artísticas de referência, clássicas e contemporâneas, bem como descobrir projectos de carácter experimental e transdisciplinar, dando assim atenção às novas linguagens artísticas no âmbito das artes performativas.

Este ano o Festival recebeu 412 candidaturas submetidas para selecção, o que representa um significativo acréscimo relativamente aos anos anteriores, sendo o Brasil o país mais representado com 143 candidaturas, Espanha com 131, seguido de Portugal com 79. Da América Latina contabilizam-se 29 inscrições, 5 dos PALOP’s (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e ainda 25 de outros países.

O festival não é competitivo, pelo que não há atribuição de prémios, mas são muitas as companhias de todo o mundo de expressão ibérica que todos os anos manifestam o interesse em participar no FITEI.

Comments