(Re)Cover no Viriato


ESTREIA ABSOLUTA EM PALCO
Música (RE)COVER NICOLAU PAIS & KF BAND

Sexta, 2 e Sábado, 3 Mar. 21h30
Todos os públicos 90 min. aprox. 5 a 10€ Preço Jovem 5 €

TEATRO VIRIATO - VISEU
Nicolau Pais & KF Band estreiam-se este fim-de-semana, em palco, no Teatro Viriato, com um concerto rock para baixo, bombo e duas guitarras eléctricas, e, uma ´playlist´ heterogénea, de Bowie a Springsteen, de Lennon a Cohen. Desejo, frivolidade, inconsequência, entretenimento, intervenção, conflito, tolerância ou, simplesmente, uma “boa noitada” em nome da alvorada das pretensões cosmopolitas perseguidas. Estes são alguns dos ingredientes de (Re)Cover, por Nicolau Pais & KF Band, um concerto para ouvir com o volume no máximo.

Esta apresentação inclui temas de Muddy Waters, John Lennon, David Bowie, Lou Reed, The Beatles/The Free, Bruce Springsteen e Leonard Cohen. A Terra Mais Ocidental (Atlantis), a partir da canção de Donovan e de uma selecção de textos, será o último tema a interpretar por Nicolau Pais & KF Band.

// Sobre o projecto (RE)COVER
Tudo no Mundo é uma cadeia – sucedemo-nos mudando apenas de Forma; a Essência persiste única e inalterada até à consumação dos séculos
Aquilino Ribeiro

Foi a 24 de Março de 2006 que nos encontrámos pela primeira vez, nos Maus Hábitos no Porto. Crescemos para o nosso formato "(Re)Cover". E com a confiança atenta de alguns agentes culturais saímos do Bar para o Teatro, aproximando-nos cada vez mais da ideia fundatória do nosso trabalho: a construção de um espectáculo fundado no carácter de cada uma das suas canções, no seu erotismo frívolo, no seu delírio onírico, na reedição do seu conflito original, nas suas contribuições (e dos seus autores) para a forma como olhamos uns para os outros, nos toleramos nos pecados da existência e fomentamos essa ideia que nos parece estar tão tangente a todos nós, como distante dos Gabinetes: o Cosmopolitismo.

E não temos outra Política que não seja expôr-nos ao prazer de vos convidar a partilhar connosco esta forma de Paz, que vive acima de tudo do deslumbre pela diferença.

Até já, neste ou noutros formatos. Livres.

Nicolau Pais


Direcção Geral Nicolau Pai; Interpretação Nicolau Pais (Voz harmónica e percussão), Orlando Mesquita (Baixo, guitarra acústica, bombo e voz), Hugo Mesquita (guitarra eléctrica) e Gino Costa (guitarra electro-acústica); Imagem e design Isabel Menezes; Co-produção Teatro Viriato / Olhos de Ver Soluções em Comunicação e Imagem
Mais informações em www.aminhapequenacidade.blogspot.com

Biografias
Nicolau Pais
Nasceu em Londres a 6 de Maio de 1975. Estudou Bioquímica e frequentou o Actor´s Course do Drama Centre London entre 1996 e 1998. Vive no Porto desde 1998. Trabalhou como actor com Ricardo Pais, Max Stafford-Clarke, Giorgio Corsetti, Nuno Cardoso, João Pedro Vaz, José Carretas e Manoel de Oliveira. Em 2004 abandonou a actividade de actor para fundar a empresa de Comunicação, Publicidade e Design “OlhosDeVer, Soluções em Comunicação e Imagem”.

O seu primeiro projecto musical teve apresentação a 24 de Março de 2006, no espectáculo por ele concebido 52, Addison Gardens do qual viria a nascer Nicolau Pais&KF Band.


Orlando Mesquita
Nasceu no Porto a 28 de Julho de 1952. Músico, compositor, instrumentista e professor há mais de 35 anos. Aulas de Iniciação Musical com o Maestro Miguel Graça Moura em 1976/77; aulas de Iniciação Musical e Contrabaixo na Escola de Música do Porto entre 1980 e 1982; aulas de Harmonia, Composição e Baixo na Escola de Jazz do Porto entre 1986 e 1988 (professores Mário Laginha, José Menezes, Paulino Garcia e Pedro Barreiros).

Em 1976 funda o grupo KING FISHER’s Band. Como autor e compositor, aparece em 1981 com o projecto Bando do REI PESCADOR gravando o single Roda. Em 1988 grava o álbum CAFÉ LUSITANO e em 1994 grava o CD Confraria das Almas (Bando do REI PESCADOR). Em 2000 grava o CD Floresta Imensa (Bando do REI PESCADOR) e em 2007 grava o CD Planeta Agreste (Bando do REI PESCADOR). Em 1982 participa num filme de promoção à Costa Verde para o ICEP.

Em 1991 participa no filme Adeus Princesa de Jorge Paixão da Costa. Em 1996 dá voz ao tema da série de desenhos animados Mu Mesa (RTP). A partir de 2006 integra o projecto Nicolau Pais & KF Band. É o compositor, autor, voz, guitarra e banjo do grupo Bando do REI PESCADOR.

Gino Costa
Nascido em 1978 e Engenheiro Electrotécnico de profissão, desde cedo que está ligado à música, passando por vários instrumentos até ter estabilizado na guitarra em finais de 1992.
Participou em alguns projectos de "garagem". Em 1998 integra a formação Bando do Rei Pescador, tendo tocado nesse mesmo ano na Antena I, Hardclub e diversos programas de televisão.
Em 2000 participa na gravação do álbum Floresta Imensa do Bando do Rei Pescador, fazendo a apresentação do álbum na Escola de Jazz do Porto, seguido do circuito normal de apresentação do disco.
Em 2006 participa na gravação do álbum Planeta Agreste do Bando do Rei Pescador, estando previsto o seu lançamento para ainda este ano.

Hugo Mesquita
Em 1979 vislumbrou pela primeira vez o mundo de sensações da experiência humana. Iniciou-se profissionalmente no mundo da expressão artística através das artes gráficas, transitando para o campo da produção multimédia no início do séc. XXI. Estudou peles mais teclas pretas e brancas na Escola de Jazz do Porto.
No ano de 2003 renegou 6 anos de estudo e ensino de bateria e percussão para assumir-se como guitarrista apaixonado por instrumentos com menos de 7 kg e dependentes de electricidade.
Entre a fundação, participação e assassínio a sangue frio de bandas de garagem projectoras de decibéis adolescentemente abusivos, integrou a formação inicial dos Stangeversion com quem compôs e gravou o EP S.K.O.N. (2004) e o single Wonder (2006).
Integra actualmente a formação do Bando do Rei Pescador com quem gravou
Floresta Imensa (2000) e co-produziu Planeta Agreste (2006).

Comments