Visitas e Tertúlias no Teatro da Trindade

O TRINDADE DE PORTAS ABERTAS

Venha conhecer o Teatro da Trindade, as suas histórias, os seus bastidores, a forma como se organiza e as equipas que nele trabalham. Visitas ao Teatro da Trindade, sob marcação, dirigidas à população escolar e grupos organizados.

O Trindade de Portas Abertas, é uma iniciativa que pretende fornecer uma visão mais completa sobre a vida do Teatro da Trindade, que com os seus 140 anos é um dos mais antigos Teatros de Lisboa. Esta actividade, embora dirigida a grupos de todas as idades, aposta privilegiadamente na relação com o meio escolar, e por isso tem um programa específico para escolas, apoiando previamente os professores na preparação da visita, que dura entre sessenta a noventa minutos.

Local: Vários espaços do Teatro da Trindade
Horário: mediante reserva
Preço: 2€
Condições: máximo de 20 participantes / mínimo 10

Informações e Reservas: Joaquim Paulo Nogueira
Contactos: jpnogueira@inatel.pt Tel. 21 342 32 00
TERÇAS, AO FIM DO DIA – TERTÚLIAS DO TRINDADE

Terças ao fim do dia – Tertúlias do Trindade” é uma iniciativa da Documentação do Teatro da Trindade, e tem como finalidade promover, num ambiente de grande informalidade, conversas em torno da vida e da história recente do Teatro.

Local: Teatro Bar
Horário: Terças-feiras 19h00
Preço: Entrada Livre
Informações: jpnogueira@inatel.pt Tel. 21 342 32 00
FEVEREIRO
13 » O TEATRO LÍRICO NO TRINDADE
Participantes Carlos Fragateiro, Serras Formigal e Cesário Costa.
Moderador Joaquim Paulo Nogueira.
Na história mais recente do Trindade o envolvimento do Teatro da Trindade no campo do Teatro Lírico foi marcado principalmente pelos projectos de Serras Formigal que neste Teatro criou a Companhia Portuguesa de Ópera e de Carlos Fragateiro, que entre 1998 e 2005, assumiu a produção de diferentes espectáculos líricos, alguns deles com direcção do maestro Cesário Costa.


27 » O TRINDADE E A ESCOLA
Participantes Margarida Fonseca Santos, Carlos António, Catarina Romão Gonçalves, Miguel Freire, Rita Rodrigues, Mónica Garcez.
Moderador Júlio Martin.
Desde 1998 que o Teatro da Trindade tem desenvolvido projectos e iniciativas relacionadas com a comunidade escolar, num percurso que culminou no Projecto das Matemáticas a partir das histórias de Margarida Fonseca Santos.


MARÇO
13 » O CICLO DOS AUTORES DE TEATRO PORTUGUESES E O TEATRO DE PORTAS ABERTAS
Participantes José Carlos Barros e Carlos Cabral.
Moderador Rui Cintra.
O Ciclo de Autores Portugueses e a iniciativa Teatro de Portas Abertas foram duas importantes actividades realizadas pelo Teatro da Trindade na década de 90. A primeira foi relevante para a divulgação na nossa dramaturgia e a segunda abriu o Trindade, os seus bastidores, ao contacto com o público e muito especialmente à comunidade escolar. José Carlos Barros, professor na Escola Superior de Teatro, cenógrafo e que exerceu as funções de director e de director técnico do Teatro da Trindade, e Carlos Cabral, professor na Escola Superior de Teatro, actor, encenador e autor de algumas obras sobre a técnica teatral, foram dois criadores teatrais que se associaram à realização destas duas iniciativas. A conversa será moderada pelo jornalista Rui Cintra, que trabalhou, entre outros, no Independente e no Magazine das Artes. Faz parte da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro e trabalha neste momento na assessoria cultural do Gabinete do Vereador da Cultura da CML.

27 » O TRINDADE E O FEMININO
Participantes Eva Cabral, Rafaela Mapril, São José Lapa, Filomena Oliveira e Leonor Areal.
Moderadora Cláudia Almeida.
No dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro convidámos criadoras teatrais das mais diversas áreas de criação do espectáculo, que tenham passado pelo Teatro da Trindade. Para além do aspecto conjectural, "o que será que nos trará a perspectiva de um olhar feminino na relação das artistas e criadoras com o Teatro?", será certamente também lugar para conversar sobre a situação das mulheres na actividade teatral do nosso país. A tertúlia será moderada pela jornalista Cláudia Almeida, há muitos anos ligada ao jornalismo cultural, tenho trabalhado, entre outros, na Antena 1, TSF, Rádio Paris-Lisboa, Euronews, 2:, JL e Visão.

Comments