"A Nossa Cidade" no Teatro do Bairro Alto em Janeiro


15 a 24 janeiro (exceto à segunda-feira)

terça a sábado 19h

domingo 17h

THORNTON WILDER / AUÉÉÉU, OS POSSESSOS E TEATRO DA CIDADE

A Nossa Cidade

“É uma das peças mais duras, tristes e brutais com que já me deparei. E é tão bela, e quando é cómica é gloriosamente cómica. (...) Há cenas em A Nossa Cidade em que é difícil para mim pensar sem ter vontade de chorar. (...) É provavelmente a melhor peça americana escrita até agora.” 

Edward Albee, 2011

Neste clássico da dramaturgia experimental, um diretor de cena apresenta-nos com precisão, compaixão e ironia as ruas e pessoas de Grover’s Corners, cidadezinha fictícia de Nova Inglaterra no início do século XX. Mas este retrato tão específico pode ser uma maneira de falar de coisas talvez universais: a experiência humana do tempo; o quotidiano, o amor e a morte. Em março de 1964, a estreia de uma produção de Our Town em Anchorage, no Alasca, foi cancelada por causa de um fortíssimo terramoto; em março de 2020, foi uma pandemia que adiou A Nossa Cidade. Este espetáculo, que agora finalmente estreia, junta pela primeira vez três jovens companhias de Lisboa. Num gesto que não pode deixar de ser de resistência, desenham uma cidade a várias mãos para nos vermos nela. A força deste encontro nasce de uma vontade de questionamento, diálogo e observação conjunta sobre a forma como cada companhia e cada um de nós está – no teatro e na cidade.

Teatro

Sala Principal

12€

Menores de 25 anos: 5€

Duração 2h30

M/12

CLUBE ESPECTADOR DIGITAL

21 janeiro 18h

No Zoom do TBA com José Maria Vieira Mendes

SESSÃO ACESSÍVEL

24 janeiro 17h

Sessão com audiodescrição e interpretação em Língua Gestual Portuguesa

Three young theatre companies from Lisbon come together to stage Our Town, a classic piece of  experimental playwriting. Thanks to a metatheatrical device, a stage manager shows us the streets and people of Grover’s Corners, a fictional small town in New England in the early 20th Century, with 3 compassion and irony. Yet this very specific portrayal can be a way of approaching something universal: the human experience of time; everyday life, love and death.

Texto Our Town (1938) de Thornton Wilder

Criação e produção Os Possessos, Auéééu - Teatro e Teatro da Cidade

Tradução João Pedro Mamede e Catarina Rôlo Salgueiro

Criação e interpretação Beatriz Brás, Catarina Rôlo Salgueiro, Filipe Velez, Guilherme Gomes, Leonor  Buescu, Isabel Costa, João Silva, Joana Manaças, Miguel Cunha, Nídia Roque e Sérgio Coragem

Produção Raquel Matos

Estagiária de apoio à criação e assistente de produção Joana Silva

Desenho e operação de luz Rui Seabra

Desenho de som André Carinha Mateus e José Neves

Operação de som André Carinha Mateus

Cenografia, adereços e figurinos Bruno Bogarim

Coprodução Teatro do Bairro Alto e Teatro Viriato

Residência de produção O Espaço do Tempo

Projeto apoiado pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes

Fotografias Bruno Simão

Comments