De 4 a 6 de abril o Balcão de Cristal recebe o Teatro do Eléctrico com o espetáculo de Teatro para a infância “Catamarã – Nas Ilhas Salomão ninguém se preocupa com os Erros Ortográficos”, uma criação de Ana Lázaro e Ricardo Neves-Neves.
Catamarã fala da relação entre um rapaz - o Peixe-bolha, que está muito zangado com as palavras, e uma Rapariga – a Catamarã, que sonha um dia viajar de barco até ao Pacífico. Fala também de erros ortográficos, de significado e significante, de letras e palavras fora do lugar, e de como esta desarrumação pode mudar o sentido de tudo…
Mas esta não é uma peça sobre dislexia, ou sobre escolaridade, é sobretudo uma história sobre crescimento, sobre a nossa relação com o tempo e com os outros, sobre a distância que não se mede com números, e sobre palavras…mesmo aquelas difíceis de explicar.
Ler e escrever pode ser complicado. Sobretudo quando se é criança, e as mesmas palavras podem ser muitas coisas, ou ler-se de muitas maneiras. Sobretudo quando a nossa cabeça tem a mania de nos pregar partidas e trocar as sílabas de lugar, ou mexer as letras de um lado para o outro como num carrocel. Aí as palavras tornam-se um quebra-cabeças chinês! Salmão não é Salomão! Salomão são umas ilhas incríveis no meio do Pacífico, onde o mar é transparente, as crianças têm grandes caracóis louros e provavelmente ninguém se preocupa com os erros ortográficos!
Esta é uma parceria entre a Câmara Municipal do Funchal e o Teatro Feiticeiro do Norte e tem sessões previstas para os dias 4 e 5 de abril às 15h00, para escolas (só serão feitas mediante inscrição). E nos dias 5 e 6 de abril às 21h00 para o público em geral. O Balcão de Cristal fica situado na Rua de Santa Maria nº 206.
Comments