SEVERA – O Musical de Filipe La Féria irá revisitar de uma forma contemporânea e surpreendente o maior mito da História do Fado: Maria Severa Onofriana (1820-1840), meretriz, cigana e cantadeira, marginal e transgressora, unanimemente considerada a criadora e fundadora do FADO. Vinda com o seu cantar das ruas e vielas, das tabernas, das esperas de touros, das casas de meia-porta, das esferas mais desfavorecidas da Lisboa oitocentista, a sua história evoca os amores do Conde Vimioso, aristocrata marialva e boémio, com a célebre cantadeira, referência e símbolo da mitologia fadista cantada em poema de fados, no Teatro, no Cinema, nas artes visuais. O mito da Severa teve origem no romance de Júlio Dantas (1901), transportado para a tela no primeiro filme sonoro português por Leitão de Barros (1930).
SEVERA – O Musical vai transportar-nos ao século XIX em Portugal, às esperas de touros, às tabernas da Mouraria, aos salões da aristocracia, à guerra entre liberais e absolutistas e à vida da criadora do Fado, num espetáculo glamoroso, romântico e pleno de emoção e aventura.
SEVERA – O Musical é a alegoria perfeita do labirinto de paixões e conflitos que marcou o Fado.
Em Março de 2019 o Teatro Politeama abrirá as suas portas com chave de ouro para a estreia de SEVERA – O Musical.
"Sempre tive o desejo de fazer um grande Musical sobre a Severa. É uma figura quase desconhecida que viveu numa época histórica em que Portugal teve uma das mais violentas guerras civis; a luta entre os liberais e os absolutistas.
A história da Severa é uma lenda que Júlio Dantas transformou num romance onde descreveu os amores da Severa com o Conde Vimioso. Mas o mais interessante é saber como nasceu o Fado, que veio do Brasil trazido pelos escravos, o lundum e o chorinho, e que com a influência ibérica, deu a origem ao Fado. Severa, a meretriz da Mouraria que se tornou famosa no seu tempo, passou à história como a Mãe do Fado.
É essa história maravilhosa e fantástica que o Musical virá contar num espetáculo emocionante em que eu aposto e arrisco tudo para ser o grande espetáculo da minha vida.
Com estreia prevista para Março, vão ser dois meses de ensaios intensivos em que toda a equipa do Politeama vai dar tudo por tudo para que "Severa - O Musical" seja o regresso deste Teatro aos grandes musicais."
Filipe La Féria
Severa - O Musical
Teatro Politeama
Texto e Encenação de Filipe La Féria
Figurinos de José Costa Reis
com Anabela, Filipa Cardoso, Dora, Ricardo Soler, David Gomes, Filipe Albuquerque, Bruno Xavier, Fernando Gomes, Rui Vaz, Francisco Sobral, Yola Dinis, Cristina Oliveira, João Frizza, Paulo Miguel Ferreira, Catarina Pereira, João Albuquerque Alves, entre outros.
Comments