O presidente da Junta de Santo António, Vasco Morgado, disse hoje que sonha ver todas as ruas da freguesia com nomes "de artistas e gentes ligados ao teatro" gravados em calçada portuguesa, na Praça da Alegria, em Lisboa.
"O meu sonho seria conseguir com que todas as ruas da freguesia tivessem nomes inscritos", informou o autarca, realçando o desejo de inaugurar uma tradição esta quarta-feira, no Dia Mundial do Teatro, com o nascimento do passeio da fama.
"Queremos inaugurar uma tradição, que no dia 27 de março [de cada ano] se coloque sempre mais nomes", disse Vasco Morgado, em declarações à agência Lusa.
Segundo o presidente, este projeto nasce numa lógica de homenagem ao teatro português, partindo de um tributo mais permanente em calçada portuguesa.
"[O projeto] parte de uma ambição nossa de celebrar sempre o Dia Mundial do Teatro", declarou, garantindo que "não há melhor que a calçada tradicional portuguesa para homenagear os atores e atrizes".
Com uma visão futurista, a iniciativa não é fechada e, além dos nomes dos artistas, também albergará os dos técnicos e dos empresários.
O projeto, pensado por Vasco Morgado e pela equipa da cultura da Junta de Santo António, tem como principal objetivo homenagear os grandes nomes do teatro em Portugal.
"Temos atores mortos e outros que estão vivos, que poderão representar outros que eventualmente vão estar [inscritos] para o ano", afirmou, reconhecendo que "todas as homenagens que têm sido feitas no Dia Mundial do Teatro são escassas".
Para Vasco Morgado, este projeto trata-se de um "brinde ao teatro", "de uma homenagem real e de coração", naquela que é considerada a freguesia com mais teatros por metro quadrado em Lisboa.
A ligação ao Teatro prende-se pela existência de salas como o Teatro Maria Vitória, o Teatro Variedades, o Teatro Capitólio e o Teatro ABC, pertencentes ao Parque Mayer, bem como os cinemas Condes e São Jorge, o Teatro Tivoli e os renovados Maxime e Fontória.
Esta quarta-feira, dia em que se celebra o Dia Mundial do Teatro, a freguesia de Santo António vai inaugurar um passeio em calçada portuguesa com 35 nomes do mundo do espetáculo na Praça da Alegria.
De acordo com a freguesia, nesta primeira fase estarão inscritos nomes de artistas como Laura Alves, Nicolau Breyner, Carlos Cunha, Carla Chambel, Carlos Paulo, Diogo Infante, Fernando Mendes, José Raposo, Maria Rueff, Marina Mota e Vera Mónica.
LUSA
Comments