A peça The Maids (As Criadas, em português), de Jean Genet, é apresentada em inglês pela companhia The Lisbon Players no Estrela Hall, em Lisboa. Em cena desde dia 19 de outubro, o espetáculo pode ainda ser visto até ao dia 4 de novembro.
A companhia The Lisbon Players convida-nos a mergulhar neste espetáculo saído da mente estranhamente envolvente de Jean Genet, e a experienciar o desespero implacável que guia um coração distorcido do erotismo negro, através de um cruel espelho.
A peça conta a história de duas irmãs, duas criadas que, num sótão solitário, navegam pela realidade esmagadora da sua existência servil. Na ausência da patroa, imaginam que vivem a sua vida enquanto conspiram a sua morte.
Uma peça marcada por cenas que oscilam entre a infantilidade despreocupada e o absurdo de um terror gótico, com laivos de erotismo e indícios de psicose nascente, perante a crueldade impiedosa das vidas das criadas.
Estreada em 1947, em Paris, a peça parece inspirar-se num crime cometido em França em 1933 pelas irmãs Papin, que mataram e esquartejaram a patroa e a filha.
A adaptação posta em cena pelos The Lisbon Players conta com encenação de Suresh Nampuri e com as interpretações de Chloé Gastine, Katerina Karachaliou e Rhyana Blakeley.
O auditório Estrela Hall é um pequeno teatro de 120 lugares situado na zona da Estrela, que desde 1947 acolhe a única companhia em Lisboa dedicada exclusivamente ao teatro em língua inglesa.
Em cena desde dia 19 de outubro, o espetáculo pode ser visto até ao dia 4 de novembro às quintas, sextas e sábados às 21h00. Aos domingos há matiné às 16h00.
Os bilhetes custam entre 8 e 10 euros, com descontos para grupos. As reservas podem ser feitas através do site da companhia.
in Espalha-Factos
Comments