XXII FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO CÓMICO DA MAIA
6 - 15 Outubro 2017 - Fórum da Maia
"TIRA-ME TUDO MENOS O TEU RISO
Escolhemos para "slogan" desta 22ª edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia que se realiza de 6 a 15 de Outubro, "Tira-me tudo menos o teu riso", um pequeno verso de um poema do chileno e Prémio Nobel, Pablo Neruda.
Num tempo em que nós e o Mundo estamos "perdidos" entre o medo do outro, das intempéries climáticas, do fanatismo e do terrorismo, da intolerância e do populismo que atravessa o discurso mediático numa nova desordem mundial, é bom saber que durante dez dias vamos ter em cena todos estes problemas que nos afligem, ollhados, glosados e artisticamente trabalhados com humor, comicidade, ironia e irreverência por 24 companhias de teatro que, para além de Portugal , nos chegam das diversas geografias, numa espécie de todo o mundo em palco, que nos vão ajudar, apelando à nossa inteligência e capacidade de nos rirmos de nós próprios, a pensar o mundo de outra forma, repelindo o lixo e procurando o que de melhor tem a humanidade a que a arte e o teatro nos convocam colectivamente.
São trinta e um (31) espectáculos, do melhor que se faz hoje no nosso país e no mundo, para diversos gostos e públicos, dezoito (18) na rua e gratuitos. Os mais pequenos têm um programa especial aos sábados e aos domingos (16h00) no Auditório Exterior, e podem acompanhar os maiores diariamente nas sessões das 21h00 para se rirem em conjunto. A sessão principal realiza-se sempre às 21h30 no Grande Auditório do Fórum da Maia e às sextas e sábados pelas 23h30 no Centr'Arte, espectáculos no Café-Teatro.
A sessão de abertura realiza-se na sexta, dia 6 de Outubro, na Praça do Município, pelas 21h30, seguida pelo primeiro espectáculo no Grande Auditório às 22h30.
Espectáculos de teatro físico e visual, de música ou multi-comédia, de texto ou sem palavras, de improviso, de intervenção do público, de clown e circo contemporâneo, de câmara e de novas linguagens, de autores clássicos (Ésquilo, Cervantes, Diderot ou Teixeira Gomes) aos dramaturgos emergentes.
As 24 companhias e os artistas presentes, 9 de Portugal: Al Teatro, Boca de Cão, Eva Ribeiro, Companhia do Chapitô, Umbigo, Orla, Quatro Ventos, Oli & Mary e Peripécia e 15 estrangeiras.
De Espanha, os madrilenos dos Yllana em duas produções com os Primital Brothers e os Improclan, os andaluzes da Fundición de Sevilla e do Vaivén Circo, os galegos do Sarabela e das Excêntricas e ainda Enano e Angel Frágua, que estão a viver em Portugal.
Da Itália estão presentes Lucca Bellezze, Colectivo Clown e Il Cataldo, estes numa produção com a Irlanda, da Argentina a Cia Bipolar, da Nova Zeândia vem Tryggve Wackenshaw que está actualmente trabalhar em Inglaterra e da Suiça o Duo ComicCasa.
Falta acrescentar que este FITCómico da Maia é mais uma vez uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia em colaboração com o Teatro Art´Imagem que assegura a direcção artística e a produção.
Um bom Festival para todos, público, artistas e companhias presentes.
Que viva o Teatro!"
José Leitão
Director Artístico do FITCM
Teatro Art´Imagem
+ Info.
Teatro Art'Imagem
Quinta da Caverneira
Avenida Pastor Joaquim Eduardo Machado
Águas Santas 4425-253 Maia
t. 22 208 40 14 | 91 76 91 753 | 91 08 18 719
www.teatroartimagem.org
facebook.com/teatroartimagem
Comments