"A Voz Humana ao Piano" no Trindade




"A Voz Humana ao Piano" segundo a peça de Jean Cocteau

Salão Nobre do Teatro da Trindade nos dias 1 e 2 de Fevereiro às 19h.
Com Lígia Cruz e Helena Reis (ao piano)
Concepção e Direcção Artística de Júlio Martín da Fonseca
Produção - TUT-Teatro Académico da ULisboa

Jean Cocteau inspirou-se na vida amorosa da sua amiga Edith Piaff para escrever "A Voz Humana". Desde a sua estreia em 1930 esta peça tem vindo a ser interpretada por actrizes de todo o mundo, como Ingrid Bergman, Liv Ullmann, Simone Signoret, Anna Magnani, e entre nós por Maria Barroso, Eunice Muñoz, Io Appolloni, entre outras.
Agora, 60 anos depois da estreia a 6 de Fevereiro de 1959 da versão lírica de Francis Poulenc, e celebrando o 120º aniversário do seu nascimento, bem como do 130º aniversário do nascimento de Jean Cocteau, estreamos "A Voz Humana ao Piano".

Uma actriz melancolicamente ardente e uma compositora e pianista serenamente mágica transmigram-nos para um outro lugar, onde os tempos, as vozes e as almas se encontram ao som da música, na qual ecoam cintilantes esferas.

Sobre esta peça apenas quero dizer: Ama! Se nunca amaste ninguém, ama. Mesmo que o teu amor não seja correspondido, ou pelo menos não da forma como gostarias que o fosse. Não tenhas medo! Ama incondicionalmente, até te esqueceres de ti, e viveres somente em função de outra pessoa. Se o fizeres irás encontrar o que ignoras. Que tens uma vida interior que só podes alimentar quando te sentes num estado de estranheza e abandono. Quanto mais fundo subires, quanto mais alto desceres, quanto mais escura for a luz da passagem, melhor aprenderás a renascer. Sê o princípio e sê o fim. E esse tempo aparentemente perdido será a matéria e obra da tua criação.

Júlio Martín da Fonseca

Comments