Aurélio Madeira publica peça "O Mano"




Aurélio Madeira, actor e encenador no teatro amador, acabou de estrear-se como dramaturgo, com a publicação da peça de teatro «O Mano», com a chancela da Editora Guadiana.

Trata-se de uma narrativa dramática, distribuída por cinco quadros, em três atos: a ação decorre em tempo de crise, quando, no próprio dia do funeral da mãe, o irmão que tinha abandonado a casa materna exige do outro, que vivia com a falecida mãe, que de imediato procedam à alienação da casa herdada e do património.

“O tema é intemporal, pode ser o de qualquer crise. O autor, com a experiência de homem de teatro, cria as personagens com esmero e joga com a língua portuguesa, do erudito ao jargão”, refere a editora.

Aurélio Madeira, autor premiado na juventude a nível nacional, foi cofundador do Grupo de Teatro António Aleixo, na cidade onde exerceu atividade de bancário, Vila Real de Santo António.

Em Faro, a sua cidade natal, distinguiu-se na representação em vários grupos de teatro que marcaram a origem do Grupo de Teatro Lethes, do qual tem sido colaborador.

Ator amador desde os 13 anos, participou em récitas escolares, passando depois pelo teatro de amadores de Faro. Posteriormente, aderiu ao grupo de teatro do Círculo Cultural do Algarve.

No ano de 1961, inserido neste grupo, foi-lhe atribuído o Prémio João Rosa, para a melhor interpretação masculina, no concurso de teatro amador que decorreu em Lisboa, no Teatro da Trindade.

A sua atuação no Teatro de São Carlos, em Lisboa, no quinto centenário do nascimento de Gil Vicente, introdutor do teatro em Portugal, mereceu-lhe a atribuição do 1.º Prémio Gil Vicente.

É natural de Faro e foi bancário no já extinto BNU, em Vila Real de Santo António, onde exerceu a quase totalidade sua atividade profissional.
in Região Sul

Comments