Thursday, August 27, 2009

Audições para Bailarinos no Teatro Politeama


O Teatro Politeama está a realizar audições para Bailarinos para participarem nos seus musicais. A próxima audição é já na quarta-feira dia 2 de Setembro às 14 horas. É necessário levar roupa de Ensaio.
Para informações e inscrição os Bailarinos podem contactar o Teatro Politeama através do
21.343 05 33

Sunday, August 16, 2009

Ópera em Exposição






Na Galeria da Casa do Pelourinho, em Óbidos, está durante todo o mês de Agosto a exposição “Segredos da Ópera – 40 anos (1940-80) – Teatro Nacional de São Carlos” e é uma exposição que faz uma breve (re)visão do fenómeno da Ópera em Portugal, conforme se desenrolou no Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), nos anos que se seguiram à reabertura de 1940.
Podem-se ver nesta exposição originais autografados por cantores, maestros e encenadores, Programas de Sala de alguns dos títulos representados em São Carlos, Trajes de Cena e uma colecção de instrumentos de orquestra, das cordas às madeiras, da percussão aos metais.

"Einstein" no 2º Festival de Teatro Lusófono





O Festival que decorre entre 23 e 29 de Agosto e levará a diversos pontos de Teresina (Brasil) espectáculos de companhias e grupos teatrais de países como: Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Brasil e São Tomé e Príncipe.
“Einstein”, do autor canadiano Gabriel Emanuel, foi apresentado pela primeira vez em Portugal para assinalar o Ano Internacional da Física. O espectáculo estará em cartaz em Teresina durante a realização do 2º Festival de Teatro Lusófono.
Com encenação de Sylvio Zilber, responsável pela versão da peça premiada no Brasil, esta peça integra o projecto EnCena a Ciência, que se rege pelo princípio de que arte e ciência podem e devem andar de mãos dadas.
Considerando que arte e ciência têm como ponto de partida para o seu desenvolvimento a criatividade e a inovação, elementos reveladores da capacidade de abstracção intrínseca ao ser humano, procura-se aliar as duas áreas e trazer à luz temáticas científicas com um tratamento artístico, neste caso teatralizando a vida e obra de Albert Einstein.

“Lisbon Players” em risco de acabar







O Lisbon Players, grupo de teatro de Lisboa cuja função principal é promover a língua e cultura inglesas, corre o risco de ser desalojado.
Há 62 anos que o grupo de teatro Lisbon Players está estabelecido em Lisboa e o seu local de trabalho, o Estrela Hall, na Rua da Estrela, está agora ameaçado de extinção: o governo britânico, proprietário do edifício, pretende vender o imóvel e o terreno do teatro.
O Lisbon Players, que funciona sem subsídios, encena três peças por ano, para além de organizar leituras de poesia e workshops, foi a primeira companhia em Portugal a encenar "À Espera de Godot", de Samuel Beckett em 1961, acto que lhes valeu uma intervenção por parte da PIDE. Foi também nessa década que o Estrela Hall serviu de sala emprestada ao Teatro Nacional depois de um incêndio ter danificado o Teatro Nacional D. Maria II.
O edifício, propriedade do governo britânico, fica na esquina da Rua da Estrela com a Rua Saraiva de Carvalho, em Campo de Ourique - uma zona onde podemos encontrar também o Cemitério Britânico, a Igreja Anglicana e o Hospital Britânico.
Construído num quarteirão cedido pela Rainha Maria I, em finais do século 18, para as comunidades protestante e judaica, o edifício do Estrela Hall começou por ser ocupado pela Escola Protestante. Foi ainda um centro comunitário, ringue de patinagem e cinema onde foram exibidos os filmes de propaganda aliada durante a Segunda Guerra Mundial. Os Lisbon Players ocupam esta casa desde 1947. A companhia lançou agora uma petição online para reunir assinaturas.

Morreu a actriz Dalila Rocha






Faleceu, no Porto, a actriz Dalila Rocha.
Tendo-se estreado aos 33 anos, no Teatro Experimental do Porto, aí permaneceu até 1964 quando foi convidada por Amélia Rey-Colaço para integrar o elenco do Teatro Nacional, "no que foi proibida pelas autoridades de então por ser demasiado à esquerda", disse à Lusa Júlio Gago, director do TEP. Para Júlio Gago, Dalila Rocha "foi uma das melhores actrizes portuguesas do século XX".
Mais tarde fez várias peças com Jacinto Ramos e participações pontuais na televisão. Em 1973, aceitou um convite de Jorge Silva Melo e Luís Miguel Cintra para integrar o Teatro da Cornucópia, onde permaneceu até 1985, altura em que se reformou. O encenador Jorge Silva Melo disse que Dalila Rocha "era uma actriz muito clássica, tinha o mito das grandes actrizes inglesas. Tinha uma técnica imensa, do António Pedro, e consciência dessa técnica. Gostava da concepção total do espectáculo".

Morreu encenador alemão Peter Zadek







Um dos mais conceituados encenadores alemães, Peter Zadek, faleceu aos 83 anos, em Viena, após um longo período de doença.
Nascido em Berlim em 1926, emigrou para o Reino Unido em 1933, com os pais, fugindo de Hitler.
Peter Zadek marcou o teatro em língua alemã desde os anos 1950, devido à originalidade das encenações. Iniciou o seu trabalho em Oxford, mas regressou à Alemanha em 1958.
As encenações que fez das peças de Anton Tchekhov, nomeadamente "Ivanov" e "O Jardim das Cerejas", tornaram-se lendárias.
Entre 1985 e 1989 dirigiu o Deutsches Schauspielhaus de Hamburgo, no norte da Alemanha, e foi membro da direcção do Berliner Ensemble. O ano passado o Festival de Teatro de Almada recebeu a sua notável encenação de “Peer Gynt”.