10 anos do Teatro Viriato

O Teatro Viriato assinala esta quinta-feira, dia 8 de Maio, 10 anos de uma parceria feliz entre a associação que o gere, a Câmara Municipal de Viseu e o Ministério da Cultura, que permitiu a reabertura deste espaço com programação regular a 29 de Janeiro de 1999.

A história desta década poderia ser escrita com os números próprios destas efemérides, mas o Teatro Viriato prefere preencher essas linhas com as estórias do palco e da plateia. Um dos pioneiros na descentralização cultural e espaço residente da Companhia Paulo Ribeiro, o Teatro Viriato continua a perseguir os seus objectivos, de olhos postos no futuro.

Ao longo de 10 anos passaram por este palco intérpretes de dança, actores, músicos de todo o mundo. Este lugar foi ainda habitado por escritores, filósofos, economistas e empresários. O Teatro Viriato ultrapassou a rua onde mora, no Largo Mouzinho de Albuquerque e foi ao encontro da comunidade, conquistou públicos e artistas que se fixaram em Viseu e consolidou parcerias. Fruto da sinergia estabelecida com a Companhia Paulo Ribeiro criaram-se movimentos criativos dentro da cidade e fora dela. O esforço desenvolvido pelas duas estruturas transformou o perfil granítico de Viseu num movimento, absorvido por toda a cidade e desta partiu um outro movimento levado pela Companhia Paulo Ribeiro a diferentes longitudes, desde São Francisco (EUA) a Budapeste (Hungria), onde foi ouvido o nome de Viseu.

Estes 10 anos ficam marcados pelos conflitos da vida, pela desconstrução de preconceitos, por um banquete de ritmos, palavras e movimentos e sempre com muita alma, partilhada pelas personagens invisíveis de cada aventura, pelos que dão sentido a cada momento: mecenas, amigos e, sobretudo, o público.

Neste palco inventámos ideias, alimentámos a crítica e construímos memórias num passado, que se torna agora presente e se projecta no futuro.

O protocolo de cedência do teatro e financiamento do projecto entre o Centro de Artes do Espectáculo de Viseu, Associação Cultural e Pedagógica, a Câmara Municipal de Viseu e o Ministério da Cultura foi assinado a 8 de Maio de 1998.

Comments